Fisiosertã Logotipo

Bronquiolite

Esta patologia respiratória é referente principalmente a crianças sobretudo até aos 2 anos mais incidente nos primeiros meses de vida e caracteriza-se por obstrução das vias aéreas de pequeno calibre (bronquíolos), dificultando a entrada de ar nos pulmões e as trocas gasosas. De causa viral a maior parte das vezes levando por vezes a necessidade de internamento em serviços de pediatria.

No entanto esta patologia encontra na fisioterapia respiratória um método bastante eficaz de tratamento, onde se utiliza os volumes inspiratórios e expiratórios bem como a mobilização torácica para mobilizar as secreções de forma a serem expelidas pela criança.

Grande parte das crianças é contagiada por este vírus e desenvolve bronquiolite leve não necessitando de cuidados hospitalares. Os casos mais graves (1 a 2% dos casos) terão que ser internados nos serviços de pediatria.

O tratamento normalmente é prescrito por especialista médico e é desempenhado por fisioterapeutas vocacionados para esta área de tratamentos de afecções respiratórias em bebés.