Bruxismo
Bruxismo é uma desordem funcional multifatorial de etiologia de difícil conclusão, que consiste em ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o período noturno de sono.
Causas
As investigações clínicas acerca deste distúrbio não têm descoberto de forma efetiva as causas reais deste problema, sendo que levantam como possíveis de índole física e psicológica.
Dentro destas causas existem algumas que podem estar relacionadas com o problema:
- A nível psicológico causas como ansiedade, stress, frustração podem levar a sintomas destes
- Incorreta oclusão dental, em que o encaixe entre os dentes superior se faz de forma errada com os inferiores
- Problemas relacionadas com o período de sono, como a apneia
- Refluxo dos sucos digestivos
- Doenças neurológicas como o Parkinson ou Huntington
- Efeitos secundários de medicamentos de efeito psiquiátrico
Sintomas de bruxismo
São sintomas de variada ordem com efeito sobre as estruturas envolventes:
- Efeito destrutivo sobre o esmalte do dente, que pode levar inclusivamente a lascar o próprio dente
- Ranger ou apertar os dentes, fazendo um barulho típico que pode incomodar pessoas que estejam no espaço envolvente
- Sensibilidade dentária alterada
- Dor na zona do aparelho auditivo mas que provém do bruxismo
- Dor na mandíbula, face ou mesmo no crânio
- Recuos na língua
- Desenvolver quadros de ansiedade, stress ou mesmo depressão
- Insónias por todo o conjunto de sintomas causada pelo distúrbio
Tratamento
O seu tratamento é visto ter normalmente causas multifatoriais possivelmente terá de passar por um diagnóstico transversal a várias áreas entre elas a área deontológica onde se vai avaliar a qualidade da oclusão e disfunções temporo-mandibulares, área da psiquiatria na análise de algum distúrbio psicológico que provoque stress negativo, na área da otorrinolaringologia para exclusão de problemas da zona do ouvido que possa intervir sobre a ATM, Osteopatia que vem dar um tratamento global a esta articulação e seus envolventes.
Osteopatia no tratamento do Bruxismo
O tratamento consiste na descoaptação da articulação, o relaxamento de todos os músculos da mastigação, libertação miofascial e mobilização dos ossos craneais. Assim consegue-se uma maior abertura bocal, diminuindo o ruído articular e dor de pescoço e cabeça.
Um dos objetivos da Osteopatia é inibir a tensão muscular do Masseter que tanta tensão sofre neste problema.
Realizaremos também manipulações diretas sobre a ATM, a qual pode ter disfunções de luxação ou subluxação e chegar a provocar outros sintomas como dor irradiada até aos ouvidos, estalidos articulares ao mover a mandíbula, dor ao fechar a mandibila e hipermobilidade articular.
Contributo da Odontologia
A avaliação de um odontologista especializado pode dar um contributo muito importante na avaliação da oclusão bucal e posterior prescrição e uso de uma dispositivos intra-oral (placas) que impeça a destruição do dente no processo de ranger noturno bem como ajudar na oclusão dental a nível proprioceptivo para a articulação temporomandibular.
IMPORTANTE A humildade presente em cada profissão e o objetivo comum de tratar os nossos pacientes obriga-nos a aconselhar aos nossos pacientes a procurar todo o tipo de ajudas possíveis que ajudem a cumprir o objetivo e esta Transdisciplinaridade no tratamento desta patologia tão incomoda assim o obriga.